Um das trilhas mais famosas de British Columbia - e com razão - é a trilha de Joffre Lakes. Os três lagos azul-turquesa atraem turistas do mundo todo e é uma aventura nível moderado, mas relativamente fácil se você tem algum preparo físico.
Depois de fazer a trilha algumas vezes fui convidada por amigos para fazer o acampamento!
Essa aventura ja é bem mais difícil, pois é um backcountry camping, ou seja: você precisa subir a montanha caregando todo o equipamento necessário. Barraca, comida, colchão, roupas… tudo vai na mochila e a única forma de acessar a área de camping é pela trilha de 5.5km e cerca de 400m de elevação.
Backcountry camping: É um tipo de camping sem estrutura, não há conexões de água corrente, banheiros ou chuveiros.
COMO FUNCIONA
O acampamento em Joffre Lakes fica no último lago, Upper Joffre Lakes, abaixo da geleira e ao longo do lago.
Você precisa reservar e pagar a licença do acampamento antes de começar a caminhada até Joffre Lakes no site do BC Parks. Custa cerca de $5CAD por adulto. São 26 vagas de camping disponíveis por ordem de chegada.
Acampar no inverno não é permitido devido ao alto risco de avalanches. A trilha para Upper Joffre Lakes pode ser bastante íngreme em alguns trechos então é preciso estar em boas condições físicas e ser capaz de caminhar com todos os equipamentos e suprimentos de camping necessários.
Não é permitido fazer fogueiras.
Não há cobertura de telefonia celular neste parque.
Não são permitidos animais de estimação.
Água potável não está disponível - leve sua própria água ou esterilize a água do lago.
Não há coleta de lixo no parque, leve seu lixo embora com você.
Tem um banheiro lá no acampamento, bem rústico. Sinceramente achei o mato mais agradável pois o cheiro do banheiro é pavoroso. 🥴
COMO CHEGAR
De carro são mais ou menos 2 horas e meia de Vancouver, sim, não é muito perto. Muitas pessoas preferem sair de Whistler ou Pemberton para ficar mais próximo. Eu achei que fazer a trilha saindo de Whsitler acaba fazendo o dia ser muito mais agradável, afinal são pelo menos 5 horas de estrada ida e volta se você sair de Vancouver, é cansativo.
O jeito mais fácil é ir de carro, lembrando que o estacionamento é pequeno e você precisa do day pass, mesmo assim isso não garante vaga se você chegar tarde e é proíbido estacionar na beira da estrada.
Você pode ir de ônibus também saindo de Vancouver com o serviço chamado ParkBus
O ônibus para Joffre Lakes saindo de Vancouver é um serviço regular oferecido pela Parkbus em parceria com a BC Parks. O ônibus pega passageiros no centro de Vancouver (perto da estação Burrard) às 8h30 e custa entre $60 e $108CAD por pessoa, para viagens ida e volta. O BC Parks Pass, passe diário para Joffre, está incluído para quem comprar a passagem de ônibus.
A AVENTURA
Eu nunca tinha feito algo desse tipo na vida mas topei de primeira. O equipamento de acampamento backcountry precisa ser especial e muito mais leve do que o normal, como eu não queria comprar tudo (pode ser bem caro!) decidi alugar com uma empresa de Vancouver chamada Packlist.
Eles entregam e buscar na sua casa, recomendo MUITO! Eles também já recomendam o tipo de kit necessário de acordo com o número de pessoas e dias, além de conhecerem muito bem as trilhas da região.
O aluguel de tudo que seria necessário ficou cerca de $80CAD para duas pessoas. Além disso compramos algumas comidas ressecadas de camping que é só adicionar água, levamos banana, barrinha de cereal... não levamos muita água pois um dos nossos amigos tinha o equipamento para filtrar a água do lago.
Como a ideia era passar uma noite, não chegamos cedo. Chegamos no estacionamento mais ou menos meio dia e começamos a trilha bem tranquilos, sem pressa. Logo na chegada você precisa apresentar sua reserva - o parque de Joffre Lakes é bem monitorado por ser muito popular eles limitam a quantidade de pessoas por dia para evitar impactos negativos na natureza.
O primeiro lago, Lower Joffre, fica cerca de 5 minutinhos do estacionamento. Chegar no primeiro lago é bem simples e pode ser uma opção para quem não consegue fazer trilha e quiser ver um lago turquesa - apesar de não ser tão impactante quanto os outros dois também é lindo.
A primeira parte da trilha é bem simples com pouca elevação por dentro da floresta com bastante sombra. Após essa parte você começa a ganha elevação e a trilha fica bem ingríme. Por ser uma trilha super popular ela é bem estruturada e muito bem sinalizada, mas tem algumas partes um pouco escorregadias. Você pode ir fazendo a trilha no seu tempo, sem pressa, a segunda parte é a "pior" mas a recompensa é grande.
Após terminar o primeiro grande ganho de elevação você já começa a ver a cor azul do segundo lago, Middle Joffre. Chegar aqui é sempre impactante. Que lugar maravilhoso, que privilégio.
Subindo com as mochilas pesada demoramos 1 hora certinha para chegar do primeiro ao segundo lago, o que pra mim foi um tempo bem impressionante sendo que eu tinha zero experiência com esse tipo de atividade, já conhecia bem a trilha mas com mochila é totalmente diferente o impacto físico.
O segundo lago é um ótimo ponto para tirar fotos, descansar, mas a nossa intenção era chegar logo no acampamento, então ficamos alguns minutinhos e já seguimos. Do segundo para o último lago não é muito longe, são poucos kms mas com bastante elevação em alguns pontos. Você vai passar por uma cachoeira e subir muitas escadas, porém o trajeto é relativamente simples.
Para chegar no acampamento você vai passar pelo terceiro lago, Upper Joffre, e seguir contornando ele pela floresta. Demoramos exatamente 1 hora também entre o segundo lago e o terceiro. No total, gastamos 3 horas do estacionamento até o acampamento fazendo pausas no primeiro e segundo lago para fotos e indo num passo bem tranquilo, sem pressa.
O acampamento fica num lugar maravilhoso, no meio da montanhas, com o lago bem em frente e em baixo de uma geleira. Importante notar que fica bem frio por lá durante a noite, mesmo que seja no verão, leve roupas adequadas.
Montamos a barraca e organizamos nossas coisas, preparamos comida de camping e tomamos nossas cervejas de celebração (sim, levamos cerveja montanha acima! hahaha). A experiência do backcountry camping é diferente pois sem internet e sem acesso ao mundo real você desconecta completamente e pode aproveitar as coisas pequenas da natureza.
A brisa do vento batendo no lago, observar as cores azuis da geleira no topo da montanha, tomar banho de lago para os corajosas (a água é muito gelada), jogar conversa fora e descansar. 🏕️
Com o enterdecer o céu foi ficando maravilhoso, aproveitando as últimas horinhas de sol para organizar tudo para a noite no acampamento, tomar "banho" de lago, usar o banheiro, escovar os dentes.
Com a noite chegando o céu estrelado apareceu em cima da montanhas e não é simples descrever como é especial observar o céu de um lugar tão remoto. Você consegue ver as estrelas de uma forma que é impossível nas cidades por conta da poluição luminosa.
URSOS
Sim, existem ursos na região e você precisa estar preparado. Bear spray e saber como se portar nesses casos. Além disso, para passar a noite você não pode deixar nada com cheiro na sua barraca e precisa colocar toda comida em saquinhos que são presos longe das barracas numa estrutura de ferro. É importante seguir todas as instruções de segurança para não chamar atenção dos ursos.
Importante saber que apesar de ser uma região remota, Joffre Lakes é um parque muito popular com muitos turistas visitando todos os dias, logo, essa movimentação grande de humanos faz com que seja menos comum ursos aparecerem por lá, principalmente na trilha.
(Foto ilustrativa, eu nunca vi urso em Jofree Lakes - esse urso foi visto em Alberta)
DIA SEGUINTE
Claro que dormir em barraca assim não é a experiência mais agradável do mundo, porém eu dormi muito bem. Acordei ceca de 6 da manhã com o nascer do sol mas fiquei enrolando um pouco na barraca até as 7am. Tomamos café e fizemos uma pequena trilha em direção a geleira (não chegamos na geleira, a ideia era só subir um pouco para ter a vista do lago).
Arrumamos tudo e 9am estávamos começando a descida de volta para o estacionamento. A vibe do parque é bem diferente pela manhã, menos turistas e muita tranquilidade, silêncio absoluto. Em uma hora e meia estávamos de volta no primeiro lago (sim, a descida foi muito rápida).
Eu amei a minha primeira experiência de backcountry camping e entendo totalmente a paixão das pessoas que fazem essa atividade. É de fato uma das maneira mais incríveis de entrar em contato com a natureza e desconectar de tudo.
Tem um vídeo desse dia no canal, para quem quiser conferir! ❤️
"A vida é ou uma aventura audaciosa ou não é nada. A segurança é geralmente uma superstição. Ela não existe na natureza." - Helen Keller
E você, já fez alguma aventura desse tipo? Me conta!
Um abraço,
Paula Buzzo
Kommentare